Qual nome vem em sua mente quando você pensa em uma marca bacana de se consumir? Seja qual for, provavelmente ela deve desenvolver um bom trabalho de branding para você ter se lembrado dela.
O branding é uma estratégia de gestão de marca que busca agregar valor aos produtos e serviços que uma empresa oferece. Portanto, o objetivo é transmitir a essência da marca em cada ação para promover diferenciação no mercado e identificação com o público.
Sendo assim, o branding compreende todos os esforços de uma marca para a construção de uma imagem positiva e consolidada no mercado.
Você sabe como sua marca pode começar a desenvolver o branding? Confira abaixo alguns pontos-chaves.
Identidade visual marcante
A identidade visual é mais do que a união de simples elementos que representam uma marca. São escolhas visuais que fazem com que o nome da sua empresa se sobressaia em meios às outras.
Além disso, a identidade visual faz parte do processo de criar identificação com o público, um dos princípios do branding. Isso porque quando bem alinhada, a identidade visual torna-se um símbolo de fácil memorização na mente dos consumidores.
Ao pensar na cor roxa, por exemplo, que marca vem a sua cabeça? A partir de uma identidade forte e bem trabalhada, o
Nubank conseguiu popularizar o roxo.
A escolha fez a marca se destacar de outras empresas do segmento e virou até mesmo apelido para o cartão, o famoso roxinho.
Segundo a empresa, o roxo foi escolhido por ser uma cor única, forte e de personalidade. Aposta certeira, né?
Produção de bons conteúdos
Uma marca oferece ao consumidor muito mais que apenas um produto. De forma consciente ou não, a empresa insere seus valores, estilo de vida e mensagens naquilo que é vendido.
Por isso, o branding aposta nessa construção da história da marca, principalmente através da produção de bons conteúdos.
Mais do que ganhar autoridade no mercado, a produção de conteúdo oferece uma imersão na essência da marca. Também faz com que os consumidores conheçam a fundo como sua empresa realmente é.
Além disso, este pode ser um caminho para atrair novos clientes e fidelizar os que já acompanham a marca.
A
Natura tem um forte compromisso com a sustentabilidade. Dessa forma, além de apostar em ingredientes e em processos sustentáveis em seus produtos, a empresa se posiciona sobre o assunto e convida os consumidores a lutarem por essa causa também.
Assim, entregar um conteúdo de qualidade aos clientes é agregar valor a sua marca e contribuir para a construção de uma boa imagem da empresa.
Relacionamento com o cliente
De que forma sua marca vai se relacionar com os clientes? Esse é um ponto importante do branding, já que isso tem tudo a ver com a conexão com o público.
O primeiro passo para descobrir qual a melhor maneira de se comunicar é definir uma
persona para sua marca. Definindo as características do público que você pretende alcançar, será mais fácil saber como desenvolver um relacionamento com ele.
Depois, estabelecer o tom de voz e a linguagem que serão usados também são etapas que fazem parte desse processo.
A
Netflix, por exemplo, relaciona-se com um público jovem, que é ligado nas redes sociais. Por isso, a linguagem informal e o uso de memes são práticas frequentes da empresa.
Então, a comunicação que você estabelece com seu cliente impacta diretamente na maneira que ele enxerga e se relaciona com a marca.
Portanto, se sua empresa quer se destacar no mercado e transmitir valores sólidos e verdadeiros, aposte na estratégia de branding. Para isso, conte com a expertise de uma
agência de comunicação para torná-la valiosa para o mercado e para o seu público.