A pandemia trouxe muitas mudanças para empregadores e empregados. Para cerca de 12% dos brasileiros, o home office foi uma adaptação necessária vivida na prática. Entretanto, o trabalho remoto cria uma sensação de distanciamento entre empresa e colaborador. Por isso, vamos abordar pontos importantes para desenvolver a Cultura do Pertencimento. Ou seja,
ensinar como as empresas podem se aproximar dos funcionários.
Em tempos de home office e de incertezas quanto ao futuro profissional, a Cultura do Pertencimento ganhou força. Isso acontece pela carência, inclusive, de diálogo. Com a pandemia,
saber se comunicar é primordial dentro de qualquer pequena, média ou grande empresa. Portanto, quando o assunto é comunicação interna, o interesse deve ser de todos.
Mas como a comunicação interna auxilia na Cultura do Pertencimento?
A ideia é simples. Quanto mais a informação chegar de forma linear e rotineira para todos, mais os empregados se sentirão parte da empresa e menos ameaçados pelo desemprego.
Portanto, investir na comunicação interna também é um benefício para o empreendedor já que, com isso, o sentimento de querer vestir a camisa da companhia se torna natural. Afinal de contas, o colaborador satisfeito melhora o desempenho, a proatividade e, sucessivamente, os resultados.
Contudo, para a comunicação chegar uniforme para todos os empregados, é importante seguir alguns passos.
- Tenha definido o posicionamento institucional;
- Seja objetivo;
- Planeje-se;
- Analise o impacto de cada mensagem;
- Seja transparente em todas as informações.
Não basta só falar
Apesar de seguir cuidadosamente todos os passos necessários, toda interação é uma via de mão dupla. Sendo assim, para o funcionário se sentir parte do todo, é fundamental, também, ouvi-lo e atender as demandas dentro do possível.
Dessa maneira, incentivar a Cultura de Pertencimento, ainda mais durante a pandemia, reduz conflitos e incertezas. Além disso, a comunicação fica mais objetiva, o que traz percepção de reconhecimento. Por fim, gera mais engajamento, afinal, a motivação e a produtividade andam lado a lado no mercado de trabalho.
Porém, lembre-se de que está lidando com pessoas e cada um tem uma maneira de se expor e captar informações. É por isso que profissionais já estão se capacitando em ações que potencializem a Cultura do Pertencimento, inclusive em tempos de home office.
Pare e pense na importância dos seus colaboradores. Invista na comunicação interna e aumente a satisfação de todos.
Uma agência focada nesse trabalho pode ajudar a sua empresa a traçar estratégias para alcançar bons resultados, fortalecer o diálogo e a Cultura de Pertencimento dentro da organização.