2020 vai ficar para a história. O ano que ficou marcado pela pandemia do coronavírus, provocou mudanças profundas na vida das pessoas e nos negócios. Sendo assim, como as transformações ocorridas no velho ano vão impactar o setor da comunicação em 2021?
Abaixo, você confere algumas tendências previstas para as diferentes áreas da comunicação.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
SEO
A Otimização para Mecanismos de Busca (do inglês "
Search Engine Optimization"), o SEO, já é conhecida e muito usada nas estratégias de marketing. Mas como esse recurso se relaciona com a Assessoria de Impresa?
O trabalho de SEO abrange um conjunto de técnicas de otimização para adequar sites, blogs e páginas para que eles apareçam nos principais portais de buscas e nas primeiras posições do Google, YouTube e Yahoo, por exemplo.
Dessa forma, ao melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca, essas páginas tornam-se mais relevantes e mais confiáveis aos olhos do usuário. E é nesse ponto que a assessoria de imprensa entra.
A fim de cuidar e projetar a imagem do assessorado, os profissionais da área devem apostar no SEO para otimizar os conteúdos e, dessa forma, garantir mais visibilidade aos clientes.
Parceria com influenciadores
Assim como qualquer outra mídia, é preciso escolher um influenciador de forma estratégica, analisando os valores que o profissional transmite, o público que o segue e a maneira como ele trabalha.
Esses são pontos essenciais para definir qual influenciador é compatível com sua marca, e a alta do Marketing de Influência exige um olhar cuidadoso para esses profissionais.
Sendo assim, a tendência é que os
influenciadores estejam cada vez mais presentes nas estratégias de assessoria de imprensa a fim de fortalecer a marca assessorada e ampliar o potencial de divulgação.
MARKETING DIGITAL
Conteúdos interativos
A interatividade é um conceito presente nos conteúdos pensados para as redes sociais. Mas, neste ano, essa tendência deve ganhar força.
Isso porque o distanciamento social, provocado pela pandemia, atraiu mais pessoas para o ambiente virtual e transformou a forma de interagir com as mídias digitais.
Dessa maneira, ao investir em conteúdos interativos, a empresa consegue se envolver e se conectar melhor com seu público. Além disso, destaca-se em meio a uma infinidade de conteúdos oferecidos na Internet.
Instagram Stories. Reprodução/mLabs.
Humanização
Um movimento forte para 2021 é a humanização das marcas.
Em uma pesquisa divulgada pela Deloitte, em que 16 mil pessoas foram entrevistadas, mais da metade desejava uma experiência mais humana em seus ambientes virtuais.
Por isso, as marcas devem entender seu papel social e entregar ao público mais do que produtos. Apostar em conteúdos que gerem valor e que conectem a empresa ao cliente e ao cenário atual, resulta em identificação e humanização.
COMUNICAÇÃO INTERNA
Empatia
O período pelo qual ainda estamos passando é um momento sensível para todos. Por isso, pautas que tratam sobre bem-estar e saúde mental devem estar entre as prioridades das empresas.
É fundamental pensar com cautela na construção de cada mensagem que será transmitida ao público interno e a maneira como ela pode ser recebida para estabelecer uma comunicação certeira e afetiva com os colaboradores.
Além disso, criar espaços para que as pessoas possam compartilhar seus sentimentos e pensamentos também é uma boa prática a ser adotada.
Canais digitais
O ambiente de trabalho se transformou com a pandemia. Os colaboradores foram enviados para suas casas para desenvolver o trabalho de forma remota a fim de conter a disseminação do vírus.
Esse modelo, que veio como uma medida emergencial, tem agradado empresas e funcionários. Sendo assim, o home office pode se consolidar como um novo modelo de trabalho. Entretanto, a distância física entre empresa e colaborador não pode afetar o relacionamento entre as partes.
Por isso, apostar, ainda mais, em canais digitais é o caminho para garantir a proximidade e manter os colaboradores informados sobre o dia a dia da empresa.
PUBLICIDADE
User generated content (UGC)
Já pensou em usar um conteúdo gerado pelo seu próprio usuário? Essa é uma tendência para a publicidade em 2021.
Trata-se do User Generated Content (UGC), ou seja, utilizar um conteúdo gerado pelo usuário que segue sua empresa nas redes e que pode ser usado como divulgação para o seu negócio.
Além de aproximar o público da sua marca, essa estratégia transforma cada seguidor em uma espécie de influenciador e entrega uma experiência real.
Isso pode ser feito ao repostar os stories de usuários que mencionam a empresa, publicar avaliações dos usuários no site ou e-commerce e criar grupos exclusivos de debates e contribuições para a marca.
Vídeos rápidos
Publicação de vídeos são uma importante estratégia de comunicação, mas no ano passado, eles ganharam um novo formato.
São vídeos rápidos, com pouca produção, que fazem uso de trilhas marcantes e efeitos visuais divertidos para criar conteúdos criativos que atraem a atenção do público. Estamos falando do já consolidado Tik Tok -
o app mais baixado do mundo no primeiro trimestre de 2020 - e Reels, a ferramenta de vídeos rápidos do Instagram.
Sendo assim, as plataformas tornaram-se mais um meio de produção de conteúdo relevante para a marca, com criadores que conquistaram uma legião de fãs. São ambientes propícios para sua empresa desenvolver estratégias criativas de divulgação.
Perfil do Santander no Tik Tok. Reprodução/Usina de Notícias.
Quer levar essas tendências para o seu negócio? Conte com uma
agência especializada em comunicação para pensar nas melhores estratégias para a sua empresa em 2021.