• BLOG •

• 16 de Junho de 2020

Warning: Undefined variable $args in /home3/tantas66/public_html/wp-content/themes/tantas-digital/index.php on line 67

O trabalho da assessoria de imprensa


A assessoria de imprensa atua como uma ponte entre o cliente e os veículos de comunicação. Sendo que sua principal função é manter o assessorado na mídia, mas com um detalhe importante, sem pagar pelo espaço, através de mídia espontânea. Sempre com foco na preservação da imagem do cliente perante seus stakeholders. Para isso, uma das ferramentas mais utilizadas é a sugestão de pautas, com temas que sejam de interesse público e que possuam valor notícia para os veículos de comunicação.

 

É comum as pessoas relacionarem assessoria de imprensa à políticos e artistas. Mas suas indicações vão muito além, mas principalmente para quem deseja divulgar produtos, eventos ou serviços, por exemplo. Como indústrias, marcas, varejo e, também, especialistas ou para quem já é uma pessoa pública.

 

Principais atividades da assessoria de imprensa

 

Para ficar mais simples de entender, separamos serviço por serviço que são funções de um assessor de imprensa, ou seja, o profissional da área de jornalismo ou relações públicas.

 

Planejamento estratégico: pensar a longo prazo é a primeira ação da assessoria de imprensa. Aqui estão todas as ações que devem ser desenvolvidas durante meses ou anos. O quê, como, para quem e quando divulgar é o primeiro balanço feito entre assessor e assessorado.

 

Press release ou release: veículos de imprensa recebem pautas em textos por e-mails. O release é isso. Um texto jornalístico que divulga algo aos jornalistas de tv, rádio, web e impressos. Um bom release, com informações sólidas que não lembra um informe publicitário, pode ser publicado sem edições e sempre sem custo.

 

Fortalecimento da marca: consolidar a marca é o principal objetivo da assessoria de imprensa. Para isso, é necessário o assessor apresentar a alma do cliente de maneira sutil, sempre com foco em sugestões de pauta com relevância, que sejam de interesse público. Essa difícil tarefa faz o público entender que o cliente estava exposto na mídia por competência e não por comprar o espaço.

 

Follow up: manter um bom relacionamento faz com que os jornalistas das grandes mídias vejam seu e-mail de contato com boas referências. O follow up consiste em ligar para esses jornalistas e apresentar o que está naquele release que foi enviado. Sendo assim, a boa convivência muda a forma com que os veículos de imprensa falem com o assessor.

 

Clipping: apresentar os resultados, tanto positivos quanto negativos, é o dever do assessor de imprensa. É preciso manter o assessorado informado em quantos veículos ele saiu e como foi exposto. O clipping nada mais é que fazer um compilado dessas matérias e reportagens com uma avaliação do resultado para a imagem do cliente.

 

Atendimento à imprensa: a vida do assessorado não é apenas chamar a atenção da imprensa. Após essa conquista é hora de recebê-la. É função do assessor manter uma boa receptividade e estrutura de trabalho aos jornalistas convidados para eventos, por exemplo.

 

Media training: atividade fundamental, que consiste em capacitar o assessorado para atender a imprensa e como se portar em frente às câmeras. Afinal, de nada adianta investir em planejamento, produzir releases e ter um um relacionamento com o jornalistas se no momento da entrevista o assessorado não desenvolver bem o assunto, se deixar levar pelo nervosismo, ser prolixo ou empregar uma fase que possa ser mal interpretada. O cliente precisa agregar valor para o jornalista e ser visto como uma fonte com credibilidade.

 

Gerenciamento de crises: Funciona primeiro com o mapeamento de riscos e o trabalho para minimizá-los. Em seguida, a elaboração de um manual com todos os procedimentos necessários em caso de crises. Uma vez a crise instalada, cabe ao assessor de imprensa seguir o manual e desenvolver uma série de ações para reduzir ao máximo o impacto do problema para a imagem do cliente e cuidar dos público afetados.

 

Boa reputação através da credibilidade dos veículos de comunicação

 

Sendo assim, gerar mídia espontânea é o grande objetivo de um assessor. Conquistar espaços não pagos torna o público mais empático com a marca. Isso acontece pela sensação de garantia de qualidade, já que há diversos meios digitais crescendo e expondo ainda mais patrocínios. É assim que o assessor de imprensa da nova era dá importância a veículos tradicionais e aos novos.

 

Dentro de um planejamento de comunicação integrada, a assessoria de imprensa é uma relevante aliada na construção e manutenção da reputação de uma marca.

 
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Nome:
E-mail:
Concordo e aceito os termos da Política de Privacidade.
ENDEREÇO
Rua Pau Brasil, 167 | Sala 03
Jd São Pedro - Americana/SP
CONTATO
(19) 3645-5881
contato@tantas.com.br
Siga-nos nas
redes sociais: