• BLOG •

• 01 de Outubro de 2020

Warning: Undefined variable $args in /home3/tantas66/public_html/wp-content/themes/tantas-digital/index.php on line 67

Outubro Rosa: como engajar os colaboradores nessa causa?


 

O mês de outubro é marcado pelas ações voltadas à conscientização e prevenção do câncer de mama. Conhecido mundialmente como Outubro Rosa, o movimento tem como objetivo compartilhar informações que alertem as mulheres e a população geral sobre a importância do diagnóstico precoce e da realização do autoexame para o combate da doença.

Estima-se que, a cada ano, 66.280 novos casos são registrados no Brasil. Ou seja, a cada 100 mil mulheres, 61,61 desenvolvem o câncer de mama. Os dados são do estudo “Estimativa 2020 - Incidência de Câncer no Brasil”, realizado em 2019, pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).

Já pensou que sua empresa pode ser um canal de conscientização dessa causa? As organizações, assim como setores da saúde, também têm um papel importante nesta corrente. Isso porque lidam, diariamente, com pessoas. Além disso, o bem-estar dos colaboradores impacta diretamente no funcionamento da empresa.

A comunicação interna, por exemplo, é um meio de atingir o público interno da organização. Esse trabalho pode ser usado para divulgar informações que vão além das novidades do dia a dia da empresa. A comunicação, como agente transformador, deve ser usada para informar sobre causas como o Outubro Rosa.

 

Explore os canais de comunicação


 

A comunicação interna trabalha com diferentes canais de transmissão para fazer com que a informação chegue a todos os colaboradores.

Os jornais ou revistas impressos, por exemplo, podem trabalhar com matérias mais detalhadas sobre o Outubro Rosa. Os textos podem apresentar as características do câncer de mama e dados da doença no Brasil. Além disso, também é importante trazer a visão de especialistas e destacar a diagnóstico precoce como forma de aumentar as chances de cura.

Pensando em mensagens mais objetivas, as newsletters podem trazer um passo a passo de como realizar e o que observar no momento do autoexame.

 



(Reprodução/Golin)

 

Os vídeos também são bem-vindos. Aproveite a proximidade e a dinâmica dos conteúdos animados para apresentar mensagens eficientes que enfatizem o objetivo do Outubro Rosa.

Para tornar o vídeo ainda mais impactante, traga o gestor para a frente das câmeras. Isso, com certeza, trará mais credibilidade e sensibilidade à mensagem.  Também  mostrará que a empresa realmente se importa com a saúde dos colaboradores, principalmente com as mulheres da equipe.

 

E no home office?


 

Mesmo nesse período de flexibilização da pandemia do coronavírus, muitas empresas continuam a trabalhar de forma remota. Sendo assim, para alcançar os colaboradores que estão em casa, que tal enviar um kit com materiais informativos e brindes personalizados do Outubro Rosa?

Além disso, aproveite os recursos virtuais, como lives e chamadas de vídeos, para promover palestras com médicos especialistas. Um espaço para esclarecer dúvidas e explicar tudo sobre o câncer de mama para o seu público interno.

 

Conte histórias


 

As histórias por si só são uma boa maneira de atingir e chamar a atenção das pessoas. Elas emocionam, trazem reflexões e possibilitam identificação entre o contador e o ouvinte.

Que tal buscar entre os colaboradores e demais públicos da empresa relatos pessoais ou de familiares que superaram ou estão enfrentando a doença?

 



(Reprodução/Endomarketing.Tv)

 

As histórias podem ser gravadas em formato de vídeo para circular pelas TVs corporativas ou intranet da empresa. Um outro meio de comunicação são os podcasts, um conteúdo em forma de áudio que pode ser divulgado nas redes internas na empresa.

 

Ajude instituições


 

Uma outra forma de apoiar a causa é realizar ações sociais para beneficiar instituições que combatem o câncer de mama.

Uma ação a ser feita, por exemplo, é a arrecadação de dinheiro entre a empresa e os colaboradores para ajudar financeiramente uma ONG. O valor ainda pode ser destinado para a compra de lenços para as pacientes que estão passando pelo processo de tratamento.

Além disso, dependendo do engajamento dos colaboradores, uma ideia é propor às profissionais, aquelas que se sentirem mais à vontade, o corte e a doação dos cabelos para a confecção de perucas.

 

Visibilidade para a campanha


 

Vale ressaltar que, ao realizar campanhas em prol de uma causa, a ação deve ser verdadeira e condizente com os valores e princípios da organização. É preciso entender que o momento não se trata de uma oportunidade de divulgação da empresa, mas sim de dar visibilidade a um movimento importante.

Assim, com uma comunicação interna assertiva sua empresa informa de forma eficiente e transparente sobre a importância do Outubro Rosa e transmite credibilidade para engajar seus colaboradores nessa causa.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Nome:
E-mail:
Concordo e aceito os termos da Política de Privacidade.
ENDEREÇO
Rua Pau Brasil, 167 | Sala 03
Jd São Pedro - Americana/SP
CONTATO
(19) 3645-5881
contato@tantas.com.br
Siga-nos nas
redes sociais: