Uma micro ou pequena empresa pode empregar até 100 pessoas. O número baixo de colaboradores, a divisão de poucos setores ou o espaço físico pequeno trazem a sensação que todos trabalham no mesmo padrão.
Desse modo, investir em comunicação pode parecer desperdício de tempo e dinheiro. Contudo, não é assim que as coisas acontecem na prática.Qualquer empresa, seja pequena ou grande, deve oferecer serviço de qualidade aos clientes. Mas, para isso, o trabalhador precisa estar satisfeito.
Sendo assim, é necessário manter a equipe motivada e integrada, em um ambiente propício para a execução das atividades. Entretanto, 68% dos empregados sentem frustação com a comunicação feita nas empresas que estão.
Mas qual a relação entre comunicação e motivação da equipe?
A comunicação interna veio para solucionar diversos problemas que, muitas vezes, passam despercebidos dentro de pequenas empresas. A relação de empregado e empregador deve ser construída como qualquer relacionamento. Ou seja, através de diálogo e, claro, algumas boas surpresas.
O salário, por exemplo, não cai todo mês exatamente no mesmo dia. Contudo, os boletos não param de chegar. Implantar na pequena empresa um modelo de aviso mensal com a informação do dia exato que o dinheiro vai estar na conta é uma pequena solução que anima os colaboradores. Assim, a comunicação interna motiva a equipe só em auxiliar na organização financeira e pessoal.
Portanto, a comunicação interna também auxilia a evitar grandes constrangimentos. Já imaginou fazer aniversário no mesmo dia de um colega de trabalho, chegar na empresa e se deparar com uma celebração que não é para você?
Sendo assim, ter um mural na empresa e um serviço exclusivo que lembra os gestores quem serão os aniversariantes do mês é uma solução que inibe constrangimentos em datas importantes.
Integração e alinhamento entre os colaboradores
Mas se a história é sobre um novo colaborador que ingressa na empresa e fica perdido quanto as regras e informações de rotina, que tal um manual de boas-vindas? Ou ainda, para que ele se sinta acolhido, ter uma apresentação dos colaboradores pré-organizada?
Uma boa comunicação interna pode resolver tudo isso para o seu negócio e, ainda, construir um mural de notícias para todos os colaboradores se informarem a cada atualização e novidade. No fim das contas, isso melhora e padroniza o atendimento com fornecedores e clientes.
Por fim, gincanas e momentos de interatividade garantem boas risadas e motivam a equipe. Afinal, a interação com os colegas facilita o desenvolvimento do trabalho. Entretanto, deve-se analisar e saber exatamente de quais estímulos os colaboradores precisam. Só assim a experiência pode ser, de fato, enriquecedora para todos.
A comunicação interna pode melhorar o ambiente e a produtividade
Todas essas são algumas das atitudes que motivam e integram os colaboradores, além de melhorar o ambiente de trabalho – pontos facilmente solucionados com uma boa comunicação interna.
Para tanto, é preciso especialistas e muita análise para entender qual é o tipo de comunicação interna ideal para cada pequena empresa, já que cada uma possui uma singularidade.
Ou seja, saber se a sua empresa precisa de uma TV coorporativa ou uma newsletter online não é tão simples assim. Profissionais especializados são capazes de solucionar problemas da forma mais eficaz possível.
Mas calma,
uma agência de comunicação interna que ofereça um bom serviço não precisa custar um absurdo ao bolso. Um serviço especializado também cabe no orçamento de pequenos empreendedores.
Faça um teste e veja como a comunicação interna pode deixar o ambiente mais humanizado e feliz. 😊