Estar diante das câmeras ou atender a imprensa não são tarefas naturais para a maioria das pessoas. Mas, quando se está em uma posição de liderança em uma organização, é essencial estar preparado para encarar esse desafio. Portanto, essa é a proposta do treinamento de porta-vozes.
Essa atividade, também chamada de
media training, tem como objetivo identificar uma pessoa com potencial de porta-voz. A partir disso, é feito um trabalho de capacitação para prepará-la para que tenha as ferramentas e os conhecimentos certos para lidar com a imprensa.
Qual a função do porta-voz?
A pessoa escolhida para esse papel, geralmente destinado aos líderes e gestores, terá a
função de representar a empresa diante dos veículos de comunicação e do público-alvo da organização.
Sendo assim, essa é uma posição que exige muita responsabilidade, uma vez que qualquer comportamento duvidoso ou uma fala mal dita pode prejudicar a imagem da empresa.
A pessoa que desempenha o papel de porta-voz deve ter boa fala, raciocínio lógico, postura, desenvoltura e carisma. Mas, no treinamento, todas essas competências também podem ser desenvolvidas e aprimoradas.
Por que é importante?
O treinamento de porta-vozes é importante principalmente para as empresas que já têm uma projeção do mercado ou, ainda, para aquelas que desejam conquistar.
Dessa forma, o treinamento oferece diferentes atividades para preparar o porta-voz. São realizadas simulações de perguntas que podem ser feitas pelos jornalistas e as respostas mais adequadas para cada caso.
Também há treinamento de gravações, bem como orientações sobre o que vestir e como se portar.
Além de ser um diferencial diante da concorrência, saber lidar com as mídias é um caminho para garantir a relevância e o crescimento da organização.
Outros benefícios oferecidos pelo treinamento de porta-vozes são: fortalecimento do posicionamento da empresa e o reconhecimento da organização como especialista em sua área de atuação. Veja a seguir.
Fortalecimento do posicionamento da empresa
Seja em um momento de crise, em um evento de lançamento de um produto ou em uma apresentação empresarial, saber passar os valores da organização é essencial.
Por meio do treinamento, os porta-vozes estarão devidamente capacitados para expressar os ideais da organização. Isso irá auxiliar na construção de uma imagem positiva e no fortalecimento do posicionamento da empresa diante do mercado e do público-alvo.
Organização como especialista
Os jornalistas sempre estão em busca de boas fontes para suas matérias.
Por isso, se o porta-voz da sua empresa estiver preparado, ele pode ser o escolhido para dar uma entrevista ou informação para a imprensa.
Sendo assim, o treinamento abre portas para que a organização ganhe destaque na mídia, transformando-a em especialista em sua área de atuação. O porta-voz que for acessível, articulado e bem informado não será esquecido pelos jornalistas.
A sua empresa tem porta-vozes treinados? Se a resposta for não, contar com uma
agência de assessoria de imprensa que ofereça o treinamento de porta-vozes é um caminho. Dessa forma, sua organização conseguirá se comunicar com as mídias de forma assertiva e eficaz.